Os três macacos sábios
Recebi em meu consultório uma velha e sábia Mestra*, no meio da sessão, ela apontou em um canto da sala onde estava já esquecido, três pequenas estatuetas dos três macacos sábios. Com seu jeito simples de ensinar, me chamou a atenção para o que essas três figuras representavam. Mizaru, kikasaru e Iwazaru.
Segundo a lenda Japonesa, desde a antiguidade existe uma caverna no mais alto monte onde foi construído o templo dos três macacos sábios ou três macacos katana. Eles vieram orientar todos aqueles que querem aprender a prática sagrada da arte do uso dos sentidos para combater o mal dentro de cada um.
Mizaru (Não ver o mal), Kikazaru (Não ouvir o mal), Iwazaru(Não falar o mal), nos ensinam que a prática dessas atitudes requer dedicação, alegria e amor puro para desenvolver a bondade em si e no próximo.
NÃO VEJA O MAL, NÃO OUÇA O MAL, NÃO FALE O MAL.
Após o atendimento, fiquei meditando a respeito desse ensinamento. A vida esta repleta de pequenos e grandes Mestres que nos chamam atenção para nossas fragilidades. Aprendemos sempre, a toda hora, o tempo todo.
Fica então essa reflexão.
*Segundo os Chineses, o nosso Mestre é o nosso paciente. É ele que nos ensina onde, quando, como, porque esta a dor, o que acontece em seu universo interno.
http://deljipa.blogspot.com.br/2013/08/a-historia-dos-tres-macacos-sabios-duas.html