Auriculoterapia
Atendimento em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Esse é uma das técnicas que costumo aplicar junto com o Quick Massagem Corporativo como complemento para prolongar o efeito da massagem.
Curso: Internacional de Auriculomedicina – Faculdade de Medicina de Nantes e Tunísia, Prof. Yves Rouxeville – Escola CEATA (Centro de Estudos e Terapias Alternativas) – São Paulo/ SP – (Jul/ 2012).
Curso: Auriculoterapia – Escola de Massagem Estética e Terapêutica, SOS Corpo – (Jan/ 2012).
Auriculoterapia
Técnica da medicina tradicional chinesa que ao contrário do que se pensa é um sistema próprio não derivado da Acupuntura. O conceito é basicamente o mesmo, o uso de pontos específicos para o tratamento de patologias, porem há relatos e estudos específicos para Auriculoterapia.
Na Acupuntura os pontos tratados na orelha são da Auriculopuntura que utiliza agulhas. Na Auriculoterapia sua aplicação que é feita com pequenas sementes, geralmente de mostarda e um adesivo, possibilitando assim que o paciente tenha estimulo dos pontos reflexo de forma permanente.
Os efeitos da Auriculoterapia são potencializados principalmente com o uso de outras técnicas complementares. Seus resultados são graduais e profundos.
Auriculoterapia é indicada para tratar:
- Controle de dor no corpo
- Vícios (fumo e álcool)
- Distúrbios intestinais
- Problemas emocionais
- Enjoo
- Dor de cabeça
- Dor nas costas
- Sintomas iniciais da gripe
- Sinusite/ Rinite
Origem da Auriculoterapia
Uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa com textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo. Em 1947 o Dr. P. Nogier (francês) publicou artigos que reforçavam a existência de um microssistema auricular, com testes realizados em pacientes e resultados satisfatórios. Em 1989 foi realizado o primeiro congresso internacional de Auriculoterapia em Pequim.
Por possuir métodos independentes de tratamento e diagnostico essa técnica difundida no mundo e aprimorada constantemente.
Como funciona?
O pavilhão auricular é considerado um microssistema de alta sensibilidade capaz de refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc… Na Auriculoterapia Chinesa os estímulos nos pontos reflexo são feitos através de sementes. Atualmente outras técnicas utilizam agulha, moxa (bastão térmico) e até laser.
Eficácia e Benefícios
Essa técnica tem a sua eficacia relatada em livros e amplo reconhecimento inclusive por profissionais da saúde. Segundo Abatte (2004), além de sua eficácia clínica, há outras características que tornam o emprego da auriculoterapia uma valiosa opção;
- Fácil de aprender e dominar.
- Os instrumentos de auriculoterapia são acessíveis e relativamente baratos.
- Éuma modalidade exclusiva e independente ou como adjunta de outra terapia.
- É uma técnica relativamente não-invasiva.
- Tem uma ampla gama de aplicabilidade em inúmeras condições clínicas, incluindo o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
- Pode ser utilizada para o tratamento de doenças dos órgãos internos, musculoesqueléticas e problemas emocionais.
- Eficaz para o tratamento de dor, inflamação e doenças de pele.
- Como a acupuntura sistêmica, se aplicada corretamente, a auriculoterapia estimula o organismo a curar-se de acordo com a os princípios de equilíbrio Yin e Yang e promove a função adequada dos órgãos.
Contraindicações
Assim como a Acupuntura ou outras técnicas que utilizam microssistemas reflexos a Auriculoterapia não tem contraindicações especificas. É importante salientar que essa técnica não substitui o tratamento médico convencional sendo ela um tratamento alternativo auxiliar.