O que fazer quando o tempo esquenta e seca?

O que fazer quando o tempo esquenta e seca?img-2

A morte de um homem na maratona da volta das nações é um alerta, calor intenso e baixa umidade são um risco para a saúde.

Matéria completa na TV Morena

O calor que anda fazendo nos últimos dias em Campo Grande exige que todos mudem sua rotina diária para tentar minimizar suas consequências. O estado do Mato Grosso do Sul foi uma das áreas mais quentes e secas do Brasil na Segunda-feira(13), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou a 41,5º em Três Lagoas e Coxim, os níveis de umidade baixaram para 11º em Coxim e Água Clara e o calor pode seguir firme e forte até 22 de outrubro. E até lá, o que fazer para se proteger?

Aqui vão algumas dicas simples mas importantes:

1)Ingestão constante de líquidos

2)Evitar andar ao sol das 10:00hs às 16:00hs.

3)Roupas leves e frescar, evitar cores escurar que seguram o calor

4)Comer alimentos que contenham água: Melancia, laranja com bagaço, melão pois além de hidratar, alimentam. Sorvete de fruta é uma boa pedida também.

5) Inalação com soro fisiológico hidrata as vias aéreas combatendo sangramentos e protegendo as mucosas nasais de ataques por vírus como a gripe.

A utilização de umidificador é muito importante especialmente em ambientes com ar condicionado que ficam secos justamente pela refrigeração.

Muito cuidado com idosos e crianças que merecem uma atenção especial

Evitar atividade física quando o tempo esta muito seco pois o calor causa fadiga e para conbater o cansaço vai ai uma dica de escalda pés.

img-3

Em uma bacia misture a água quente e tempere com a fria, no inverno água a 38º e no verão 37º, coloque pedrinhas no fundo para massagear os pontos reflexos dos pés e promover maior relaxamento. Pode misturar um ou dois punhados de sal grosso para tirar inchaço causado pelo calor. Pode se fazer separado a medida de um copo de chá de erva-cidreira e após a água temperada, adicionar no escalda pés.

Toshiro Hishinuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *