Síndrome do túnel do carpo
A STC (Síndrome do Túnel do Carpo) afeta principalmente as pessoas que realizam atividades manuais repetitivas com a rotação medial dos ombros e a anteriorização da cabeça. Essa posicao leva as maos a frente do corpo, deixa os ombros caidos (em rotacao medial) e a cabeça anteriorizada, geralmente inclinada para baixo. As pessoas permanecem nessa posição por muito tempo, frequentemente com poucos movimentos significativos. Ficar sentado ao computador, passar mercadorias pelo caixa do supermercado, fazer trico entre outros são exemplos desse tipo de postura de trabalho. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas.
A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.
O primeiro consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intracarpeana, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento.
Em alguns casos, é necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico.
Recomendações
· Tente evitar atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho;
· Lembre-se de que alterações dos hormônios da tireóide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos;
· Mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno;
· Sente-se corretamente e apóie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.