Esporão do Calcâneo X Fascite plantar

Esporão do Calcâneo X Fascite plantar

As dores nos pés, são no geral a primeira reclamação do paciente quando chega ao consultório. Muscular, óssea ou articular não importa, é o início de uma desestruturação de todo o sistema locomotor. Afinal, os pés são à base do nosso corpo. As razões do surgimento das dores são variadas, podendo ter uma razão específica como também a combinação de vários fatores. Excesso de peso, longas horas em pé, correr com o calçado inadequado ou mesmo na dança profissional por exemplo. Um pequeno incomodo no decorrer do dia que se repete com certa frequência durante a semana, pode ser o início de uma pequena lesão que venha a se tornar patológico mais tarde. Calos e calosidades, devem ser vistos com preocupação. Consulte um Podólogo qualificado. O formato do pé também pode piorar o apoio do corpo e sobre carregar certas áreas. Outros sinais são indicativos de que o pé não esta muito bem como, dores nas pernas, quadril e mesmo nas costas podem camuflar uma dor antiga no pé.

Duas patologias que ocorrem com frequência nos pés, que podem apresentar um quadro álgico idêntico. Fascine Plantar e Esporão do Calcâneo.

O Esporão é a calcificação óssea do tendão da fáscia do pé, provocado tanto pela sobre carga da coluna lombar, quanto por uma inflamação na fáscia plantar que é a inflamação de uma membrana (Mio fáscia) que recobre os músculos próximos ao osso do calcanhar. O uso excessivo desse músculo pode provocar esse tipo de inflamação. Quando o tendão da fáscia plantar se encontra na eminencia de romper-se, ocorre a calcificação com o objetivo de preservar o músculo preso ao osso do pé. Apenas um em cada mil pacientes com esporão de calcâneo é submetido à cirurgia.

No geral, existem diversos tratamentos que ajudam na cura do paciente tanto com esporão quanto com faciite plantar. Não existe uma regra: fisioterapia, anti-inflamatórios, exercícios e alongamentos específicos, palmilhas, terapias por ondas de choque ortopédicos. Entre os tratamentos alternativos que ajudaram os tratamentos conservadores estão à acupuntura com técnicas de Moxabustão e a auriculoterapia. Dependendo da localização do esporão do Calcâneo, técnica chinesa de “quebra do esporão”, emplastos entre outros.

Sintomas da Fascite Plantar

A fascite plantar pode ser confirmada através do raio-x ou da ressonância magnética onde percebe-se o acúmulo de líquido à volta da fascia plantar e o espessamento do mesmo.

Sintomas do Esporão do Calcâneo

Dores que pioram do final do dia, confirmada através do raio-x ou da ressonância magnética onde percebe-se a calcificação óssea no osso do calcâneo com o formato de um esporão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *