O que é Acupuntura Auricular?

O que é Acupuntura Auricular?

A Acupuntura auricular é uma técnica milenar de tratamento e manutenção da saúde. Por meios desta técnica é possível, avaliar e tratar os desequilíbrios e patologias. Pode ser aplicado sozinho, com outras técnicas holísticas como a Reflexologia Podal, Shiatsu ou mesmo com a Acupuntura como também por pessoas que estão em tratamento medicamentoso, abreviando por vezes o tempo de tratamento alopático.

Nas orelhas, encontramos pontos reflexos (que refletem o estímulo para outras áreas do corpo) que correspondem a orgãos do corpo Coração, estômago, Baço, etc… e também partes específicas do corpo como braço, perna, coluna, percoço, etc…

A técnica aplicada na orelha depende da anamnese (perguntas específicas feitas pelo profissional) , que pode ser com sementes de colza…

ou até com agulhas…

Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.

As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.

Para a sua aplicação temos como base a avaliação clínica através da entrevista, exames complementares e laboratoriais e também de uma avaliação auricular pela observação da presença alguns sinais e a palpação direta e a pela condutividade elétrica das áreas através de aparelhos específicos.

Também pode ser utilizado para analgesia em crises agudas em todos os tipos de dores, especialmente das dores do aparelho locomotor, o que a torna uma excelente técnica complementar para estes problemas.

Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, possibilitando em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de terapêuticas medicamentosas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *