Daruma – 2011

Neste primeiro post , quero falar sobre o Daruma san, são bonecos arredondados, feitos de madeira ou papel-machê, com o corpo pintado de vermelho, sem braços e pernas, rosto branco com bigode e barba e seus olhos não têm pupilas. Alguns bonecos tem caracteres escritos em sua face, especificando o tipo de desejo que a pessoa tem em mente. No queixo, pode se escrever o sobrenome do dono do boneco.

daruma é essencialmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adicionada. Até que o desejo se torne realidade, o daruma é colocado em algum local alto na casa, tipicamente fechado com outros pertences significativos, como o butsudan (oratório budista familiar).

Muitos japoneses fazem seus desejos ao daruma no primeiro dia do ano. Quando o desejo se realiza e a segunda pupila é pintada, o daruma é exposto até o próximo ano novo. No final do ano é costume levar o daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira ao ar livre.

Espero que todos nós tenhamos nosso Daruma e possamos iniciar o ano fazendo vários pedidos, desejando e sonhando muitas coisas boas para 2011.

MASSOTERAPIA – CÓDIGO DE ÉTICA

MASSOTERAPIA – CÓDIGO DE ÉTICA

Código de Ética do Massoterapeuta – Massoterapia
Para facilitar, primeiramente, ao nosso público seleto e, auxiliar a integração dos profissionais da Massoterapia, como os filiados independentes ao sindicato (estabelecimentos de ensino ou prestador de serviços ligado à saúde) essas normas servirão como um termômetro, no que diz respeito à conduta do massoterapeuta, e com isso, possibilitando saber, o seu grau de profissionalismo.

1) Respeito ao Ser humano (cliente). O massoterapeuta deve zelar por um atendimento digno ao seu semelhante.

2) A profissão – O massoterapeuta, é aquele profissional de saúde, técnico (utiliza: mãos, cotovelos, pés, aparelhos complementares e cremes) e sensível, que atua na prevenção e no tratamento de determinadas patologias físicas (em conjunto com a medicina alopata), como também, pode atuar na estética e no bem-estar (emocional).

3) Avaliação inicial (Anamnese) – O massoterapeuta deve manter essa importante conduta, antes do atendimento prático. Trata-se de uma analise, prévia sobre a pessoa e, acrescentada com novos pareceres.

4) Higiene pessoal e local – O profissional deve estar asseado (para cada atendimento), roupas limpas, sem objetos nos dedos e punhos, unhas cortadas e, no caso dos homens, barba feita ou aparada. O ambiente precisa estar compatível com este método. O massoterapeuta deve ser amigo da natureza (respeitar o meio ambiente), não poluindo, favorecendo, positivamente, a vida de uma forma geral e imagem de nossa classe.

O massoterapeuta tem o livre arbítrio para adiar ou cancelar um atendimento, em situações que ele considere, comprometedora, no que diz respeito aos resultados da massagem, como na preservação da sua saúde.

5) A massagem (massoterapia) é um método natural, estritamente prático e, desenvolvido com sentimento. Como o nosso público é composto de pessoas cultas e exigentes, aconselhamos aos profissionais não mesclar a psicologia da massoterapia com temas que não estejam em sintonia com a nossa profissão.

6) Apesar dos massoterapeutas utilizarem diversas técnicas e, muitos, possuírem conhecimento em outras áreas de saúde,  é proibido de fazer prescrições medicamentosas, se responsabilizando pelos seus atos. Os massoterapeutas só tratam de patologias graves, em conjunto com prescrição médica especializada.

7) O massoterapeuta, atuante, deve se aperfeiçoar tecnicamente e eticamente. O massoterapeuta não recomenda vincular anúncios em meios de comunicação que não respeita a nossa nobre profissão, permitindo a inclusão de propaganda enganosa (dupla interpretação). Esse é um ótimo exemplo de boas maneiras. Valorize a sua profissão, a escola onde se formou e onde é filiado.

8 ) O profissional deve se conscientizar, que precisa manter a sua saúde em dia, tanto para um bom atendimento, como para a sua qualidade de vida. Por isso, é aconselhável: atividade física, conscientização alimentar, respeitar o seu limite de desgaste físico e mental (limitando-se a um número de atendimento) e, se prevenir, tomando as vacinas que estejam correlacionadas com a nossa profissão. Todo profissional de saúde quer ser visto como um referencial. Discipline-se.

9) O massoterapeuta, profissional, vê o corpo como um templo sagrado. Porém, devido a vários fatores históricos, comportamentais e sociais, ainda há preconceito e resistência em relação ao divino corpo. No caso de atendimento, principalmente domiciliar, a orientação é acolher o posicionamento do paciente, quanto à aplicação ou não com o corpo desnudado. Caso seja aceito, utilize os procedimentos de drapejamento para garantir a integridade do paciente.

Tanto o profissional como o paciente ou cliente, devem denunciar qualquer tipo de insinuação (verbal ou gestual), que venha comprometer o atendimento técnico.

Devido à complexidade humana (que foge da nossa alçada), recomenda-se que, crianças e adolescentes, devem fazer massagem somente na presença de seus pais ou de uma pessoa (adulta) responsável. No caso de determinada técnica (exemplo: drenagem linfática), o receptor leigo deve ser orientado previamente sobre a aplicação na área.

10) A filosofia em relação à remuneração profissional é respeitar o que cada profissional considerar justo e financeiramente viável dentro de suas possibilidades.

11) Serviço Social – É de conhecimento de todos, que a profissão de massagista ou massoterapeuta é desgastante (fisicamente e mentalmente), por isso para o profissional que deseje participar de ações sociais; dê preferência a atividades que não estejam vinculadas, diretamente, com as técnicas (manobras) da massoterapia, preservando o seu maior patrimônio.

OBS.: Que essas normas não sejam vistas com rigidez, e sim como um estímulo à valorização profissional e, assegurar aos nossos clientes um atendimento de nível humano, como também, para manter esse grupo seleto unido.

LOTA – Higienizador Nasal

 

LOTA – Higienizador Nasal

Os benefícios orgânicos fisiológicos

Este método de limpeza das narinas ou higienização nasal traz inúmeros benefícios, fisiológicos, orgânicos, e também psíquicos. Dentre os maiores benefícios orgânicos podemos  citar o combate a rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, de um modo geral. A profilaxia do sistema respiratório superior é muito importante para que o órgão que talvez mais usamos no corpo as narinas tenha sua função plena. A função das narinas é filtrar, aquecer, e umidificar o ar que respiramos.

Se levarmos em conta a qualidade do ar de cada ambiente, as mudanças a que estamos sujeitos de temperatura, umidade e poluentes atmosféricos, então temos cuidar das nossas narinas com muito carinho! Em determinadas épocas do ano em que a umidade relativa do ar esta muito abaixo do normal, ou seja, o ar esta seco, lavar as narinas hidrata a mucosa impedindo o seu ressecamento. Ainda pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado onde o ar esta sempre frio e seco, porque o ar condicionado retira a umidade a hidratação da mucosa é imprescindível.
Com certeza, a baixa resistência imunológica a que a maioria das pessoas estão sujeitas vem da insuficiência do ar inalado e de sua qualidade também. A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, combate os efeitos nocivos da poluição do ar. Os efeitos de vaso dilatação e do alivio respiratório que sentimos imediatamente após o uso do LOTA, são fantásticos. Quem usa esta pratica a algum tempo sabe disso.  E ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando nossa lucidez, capacidade de concentração e memória.

Auxilia e muito no combate aos distúrbios do sono, quando fazemos o uso do LOTA antes de dormir, o sono se torna mais reparador, se tem uma sensação de descanso pela manhã porque as narinas estão disponíveis para sua função respiratória, combate-se o incomodo do ronco, da apnéia, a pessoa que ronca ao dormir respira pela boca, ar frio sem filtrar e sem aquecer e ainda com todos os ácaros da roupa, fungos e bactérias do ambiente, esta sempre doente e com problemas de garganta. Por causa do sistema imunológico baixo.E se tiver ainda o hábito de usar o LOTA pela manhã vamos então tirando os mucos do corpo, os alimentos  derivados dos laticínios aumentam o muco os catarros e onde eles principalmente se acumulam é no SÍNUS (osso do frontal), de onde vem a sinusite, (inflamação no sínus).

Os benefícios psíquicos

Analisemos o termo DEPRESSÃO, a própria palavra nos diz DE-PRESSÃO, (DE = Ausência, falta, PRESSÃO = Ar, gás), Ou seja, falta de AR! Muito se pode fazer pelas pessoas que fazem tratamento para depressão se elas respirassem corretamente e melhor!

Assim como os sintomas comuns hoje em dia como Ansiedade, sensação de pressa, como se o ar fosse acabar, seguida da Angústia, aquela sensação de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer e dor no peito…ai vem o Sufoco….e a sensação de vazio, vazio existencial…

Nessa hora que damos o devido valor à respiração, como é bom respirar com sensação de Alivio, narinas limpas ar entrando nos pulmões sensação de plenitude.
Benefícios

Tratamento natural para:

• Rinite
• Sinusite
• Resfriados alérgicos
• Alergias respiratórias, de um modo geral
• Ronco
• Apnéia
• Efeitos da poluição do ar e ar condicionado

Além disso…

O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, melhora a oxigenação cerebral, aumenta a capacidade de concentração e memória.

Como Usar o Lota

lota como usar1. Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna, mais para morna do que para fria;
2. Adicione uma colher de chá de sal de cozinha, mais para cheia do que para rasa e mexa;
3. Coloque a água com sal no LOTA até encher;
4. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
5. Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
6. Use todo o conteúdo de um lado e assoe as narinas devagar e sem tampar;
7. Repita o procedimento para o outro lado;
8. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:

1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.

A mente apaga registros duplicados

A mente apaga registros duplicados

http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=11172

Por Airton Luiz Mendonça 

http://www.jornalfe irahoje.com. br/materia. asp?id=11172

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio… Você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e ‘apagando’ as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa… São apagados de sua noção de passagem do tempo…
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir – as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim… as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a… ROTINA

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. … em outras palavras…. .. V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o… do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

E S CR EVA em

tAmaNhos diFeRenTes e em CorES

di f E rEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVETE…. .

V I V A !!!!!!!!

 

 

Pausa no trabalho para alongar

Pausa no trabalho para alongar

É necessário que tenhamos sempre uma pausa mesmo pequena durante o trabalho para mantermos o corpo saudável, aqui vai um vídeo interessante ensinando como fazer um breve alongamento.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rWpIb6EV3SE]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=J1B4IALb0HQ]

 

Força Interior

Força Interior

Podemos controlar o estresse do dia-a-dia de várias maneira, praticando esporte, lendo um bom livro ou praticando Hatha Yoga que é uma das modalidades de Yoga existente. Nesta prática como nas demais escolas de Yoga, o objetivo é transcender a consciência mas a metodologia aplicada é baseada no fortalecimento físico.

A prática do Hatha-Yoga resume-se em:

1. Posturas, diálogo corpo e mente (ásanas)- proporciona saúde, flexibilidade, tônus muscular, força física e sutil;
2. Técnicas respiratórias (pranayamas) – desenvolve o controle respiratório para revitalizar-se e atuar sobre a mente, comando neurológico;
3. Técnicas de relaxamento (físico e mental) – relaxa a mente para refletir no físico;
4. Técnicas de concentração e meditação (dharana e dhyana) – treino da concentração que conduz à meditação, o verdadeiro objetivo do Yoga;
5. Técnicas purificatórias (Khryas) – limpeza das camadas sutis e física para o livre fluir da energia vital no corpo;
6. Canalização de energia vital (bandhas e mudras) – a prática do Hatha-Yoga gera muita energia vital que deve ser canalizada;

7. Preceitos universais de vida (yama e niyama) – estudo que conscientiza a vivência da ética e virtudes para você e o todo.

Na verdade não importa para que finalidade se pratica o Hatha Yoga, o que importa mesmo é fazer com prazer.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=LoaH7u0fKCE&feature=channel]

Saúde, passado, presente e futuro

Saúde, passado, presente e futuro

Uma característica singular das terapias orientais que foram aprimoradas durante milênios é relacionar proporcionalmente o estado físico e mental, para que seja feito o diagnóstico do paciente. Essa relação estreita entre questões físicas e psicológicas do ser humano é parte integral das minhas análises e pesquisas de aprimoramento profissional. Durante uma de minhas incursões por esse campo de estudo, achei de grande valia compartilhar um conceito que fala da relação entre o tempo dos pensamentos e a saúde física.

De forma situacional uso como exemplo o nosso amigo bancário, que faz cálculos, pensa em telefonar para outro setor e ao mesmo tempo imagina o restaurante do almoço. Vamos supor que ele pensou com o tempo presente nos cálculos, com o tempo futuro no telefonema que ainda irá fazer e escolheu o restaurante pela lembrança de um tempo passado, talvez a boa qualidade daquele almoço. Pensar em muitas coisas simultaneamente é um fato absolutamente normal do cotidiano, porém a relação temporal dos pensamentos é diferente entre as pessoas. Ou seja, algumas pessoas tem maior frequência de pensamentos passados, outras vivem momentos de predominância em pensamentos futuros e poucas conseguem o equilíbrio entre ambos.

O que de fato chama a atenção neste conceito é a capacidade que os pensamentos tem em influenciar de forma perceptível o comportamento e a saúde física das pessoas. Onde a predominância de um pensamento específico pode causar desequilíbrio das energias corporais e tornar-se a causa de uma patologia.

A predominância de pensamentos e suas características são apresentadas da seguinte forma:

O Passado –  em nossos arquivos mentais pode ser um lugar que visitamos para não cometer mais os mesmos erros. Ou pode ser usado para transportar nossa mente para um momento importante que nos deixou saudades, lembranças de lugares, de grandes amigos, de conquistas e boas recordações. Nesse ponto as influências de pensamentos passados podem ser altamente positivas, estimulantes e benéficas emocionalmente.

Porém existem pessoas que remoem as dores, revivem fatos que não podem mais serem alterados e situações que ficaram marcadas por recordações desagradáveis. Esse estado de desequilíbrio se sustentando por longo tempo, pode provocar uma mudança no momento presente da pessoa que aos poucos vai se tornando amarga. A expressão facial costuma ser de constante tristeza e descontentamento. Este pensamento constante do tempo passado cria no individuo um aspecto ressequido, olhar cabisbaixo e perdido em um horizonte sem fim que ocupa um importante espaço do momento presente. Esse comportamento geralmente está relacionado a patologias como o stress e a depressão.

O Presente –  precisamos estar atentos aos acontecimentos do nosso redor e pensar cuidadosamente em nossos atos para não nos arrependermos. Tentar usufruir do momento presente a cada instante como se fosse o último é o preceito da vida.

Porém a pessoa que vive focada somente no presente, torna-se imediatista, visa o prazer momentâneo com comportamentos de desapego pessoal e interesse voltado exclusivamente ao presente. Geralmente o aspecto dessas pessoas com predominância de pensamentos presentes é marcado por inquietude corporal proveniente da ansiedade que não pode esperar o futuro. Algumas doenças podem surgir como hipertensão e até mesmo depressão.

O Futuro – a incerteza, o desconhecido. Nele é que depositamos nossas  aspirações, desejos e sonhos. Munidos das experiências do passado e das atitudes do presente é que vamos construindo nosso futuro mesmo que incerto. Pensamos ter o controle do futuro mas na verdade tudo pode acontecer, ninguém esta seguro ou certo sobre o provável passado e é justamente ai que se encontra a graça de tudo, o delicioso desconhecido do improvável Futuro.

A pessoa que se prende no futuro torna-se uma sonhadora, que deseja obter vários bens, fazer cursos,  viagens e sonha ser o sucesso em pessoa, mas acaba não fazendo nada. São pessoas muitas vezes introspectivas e sonhadoras, deixando tudo o que sonham e desejam apenas no campo do pensamento sem realizar nada.

Agora façamos uma breve avaliação do conceito apresentado. Procure identificar em você alguma característica comportamental ou física que esteja relacionada a predominância de um determinado tipo de pensamento. Depois procure criar uma relação concisa entre essa característica e a sua saúde física.

Pois bem, caso você tenha identificado que alguma das características da predominância de pensamentos é latente em seu comportamento, procure ficar atento a suas atitudes e vícios mentais. O simples fato de saber que os pensamentos são capazes de influenciar tanto em nossa saúde já é um grande passo.

Lembre-se, o Passado será como uma lição aprendida, o Presente a chance de ser cada vez melhor e o Futuro o prazer de sonhar sempre.

Um grande abraço !

Toshiro Hishinuma é formado em Shiatsu pela escola Toyo Seitai Gissen Gakuin de Osaka/ Japão. Trabalha com programas de qualidade de vida em empresas há mais de cinco anos e atualmente está se especializando em Terapia Ayurveda.

 

Osteófitos ou bico de papagaio

Osteófitos ou bico de papagaio

Osteófitos – É o crescimento de esporões ósseos com forma e tamanho variáveis, denominados osteófitos (bicos de papagaio, em linguagem leiga), nas bordas superior e ou inferior dos corpos das vértebras. Os osteófitos podem se desenvolver nos contornos anteriores, Antero-laterais, posteriores ou póstero-laterais das bordas dos corpos vertebrais e além de limitar movimentos, podem comprimir a medula espinhal ou suas raízes nervosas. A doença pode estar circunscrita a duas ou três vértebras de uma região ou ser universal, ou seja, acometer todas as vértebras pré-sacrais.

Para um bom tratamento repouso é a palavra chave, além dos medicamentos analgésicos e relaxantes musculares, por mais ou menos três semanas. Após esta fase, poderá ser utilizado o tratamento fisioterápico que conta com o uso do calor local superficial, como o tens, ultra som, infra-vermelho e o laser, os quais iram promover o relaxamento muscular e analgesia.
Pode-se também utilizar a massoterapia. Outras formas de tratamento podem ser incluídas como os exercícios de alongamento, reeducação postural global (RPG), exercícios de fortalecimento muscular, propriocepção, podemos ainda associar as técnicas de Mckenzie que tem como objetivo fazer retornar as estruturas do núcleo pulposo do disco e a de suporte a um estado anatômico mais normal. A hidroterapia tem uma relevância devido a ação da gravidade e o impacto sobre as articulações serem reduzidos onde são priorizados os exercícios de extensão passiva, correção do alinhamento postural, fortalecimento dos músculos abdominais e extensores, exercícios de alongamento com o propósito se aumentar a amplitude de movimento.
O tratamento cirúrgico só será indicado aos pacientes com sintomas refratários aos tratamentos já expostos à ele. Dentro do tratamento cirúrgico as técnicas percutâneas automatizadas que aspira através de agulhas o centro do disco e a descompressão local a laser que vaporiza a parte do disco intervertebral. Estas técnicas são realizadas com anestesia local, em caráter ambulatorial e permitem a recuperação pós-operatória em 4 a 7 dias.

Vamos colocar tudo para fora?

Vamos colocar tudo para fora?

Isso mesmo, que tal colocarmos tudo para fora? Atualmente, nesta nossa vida frenética em que vivemos, somos bombardeados por todos os lados,  por dezenas ou até centenas de informações , somos obrigados a nos multifacetar, dividir a atenção, como se isso fosse humanamente possível, somos obrigados a absorver uma quantidade incrivelmente grande de informações e pior ainda, tudo isso vem carregado com vários tipos de emoções nocivas a saúde, causadoras de patologia a médio e longo prazo. Com isso, a pressão vai aumentando e no meio desse turbilhão de coisas, o que fazer para mantermos nossa saúde mental, espiritual e física?  “Por para fora”.  Um ato simples e barato. você já notou o quanto é importante o corpo botar para fora o que é ruim e nocivo para ele? Isso acontece o tempo todo.

Se comermos algo que não nos faz bem, nos sentimos mal e vomitamos, se estamos resfriados, espirramos para liberarmos as vias aéreas, a tosse e  a coriza são reações de expulsão, quando estamos tristes choramos e então nos sentimos mais aliviados, tanto o choro de alegria quanto o de  tristeza são reações defensivas de eliminação. A cera do ouvido, nossa urina e fezes.
Mas existem outras maneiras não tão claras para nós, mas tão necessárias quanto as reações básicas do corpo. E é ai que mora o perigo, não percebermos o quanto é importante esse tipo de eliminação. Por Exemplo:Falar sobre um problema para alguém, tentando buscar alguma solução. Um abraço bem apertado em quem você mais estima ou ama. Cantar, seja o que for, mesmo que você não seja uma pessoa das mais afinadas. Dançar, pular, mexer o corpo, as artes cênicas são um bom recurso para aprender a se expressar melhor. Todas as formas que levem a expressão, o “Por para fora”, favorecem para a eliminação dos dejetos mentais que com o tempo intoxicam nossa mente , e da mente para o organismo. Com pequenas disfunções que fatalmente poderão levar a alguma patologia.Para evitar tudo isso, devemos estar atentos ao nosso Mestre ou Guru interno.Todos nós possuímos um Guru dentro de cada um, que você pode chama-lo do que quiser, não importa. É ele que nos diz quando parar ou começar algo, nos mostra nossos limites na vida para evitar o excesso e preservar o corpo , a mente e o espírito, e isso pode ser feito em momentos simples como quando estivermos comendo em demasia e sentirmos vontade de parar, um caminho que decidimos não fazer, um desaforo que não retrucamos etc… Uma boa dica é praticarmos Yôga ou alguma técnica de meditação. Acalmando a mente, conseguimos ouvir melhor nosso Guru interno. Tenhamos ouvidos para ouvir, e olhos para ver.

Abraços a todos.
Toshiro Hishinuma

Lomi Lomi – Massagem Havaiana

Lomi Lomi – Massagem Havaiana

Quero aqui começar uma série de vídeos sobre terapias manuais, com o intuito didático de dar as pessoas uma ideia das  variedades e possibilidades que existem dentro do campo da massagem , seja ela terapêutica ou relaxante.

Grande abraço ao amigo e colega Bill de Brasília, massoterapeuta que teve essa iniciativa no seu lindo e informativo Blog Equilibrium Massagens. Lá ele explica sobre as várias terapias manuais existentes e muitas outras coisas, e eu aqui farei o mesmo  com um diferencial, mostrarei os vídeos das terapias.

———————————————————-

Lomi-lomi é a palavra havaiana para “massagem”. Fora do Havaí Lomi-lomi significa massagem havaiana. Faz parte do método terapêutico centenário das antigas culturas polinésias das ilhas do Havaí. Os diferentes estilos de Lomi-lomi são transmitidos de pai para filho há gerações e também empregadas por especialistas em ervas medicinais e na medicina em gera. Atualmente, massagistas e especialistas em medicina complementar oferecem vários estilos de Lomi-lomi e estilos de Lomi-lomi que não existem na Havaí e que existem somente na Europa.

Estilos principais de Lomi-lomi

as escolas de massagem havaiana têm dois estilos principais de Lomi-lomi: Lomi-lomi dinâmica de Kauai, chamada “Romi Kapa Rere”, e Lomi-lomi Big Island Style de Aunty Margarete Machado que parece ser uma versão polinésia da massagem europeia ou “clássica / sueca”. Na tradição havaiana cada ilha tem o seu estilo próprio que eles praticaram a terra (não tem mesa de massagem em Polinésia).

Lomilomi dinâmica e um estilo com abundância de qualidades sutis: às vezes é como uma meditação, silenciosamente, às vezes dinâmico como uma dança de surf nas ondas. Estudantes de vários países aprenderam a técnica Lomi-lomi dinâmica “Romi Kapa Rere” e a disseminaram no Ocidente com vários nomes (“Romi”, “Lomi Lomi”, “Kahuna Massage”, “Kahuna healing”, “Lomi Lomi Nui”, “Lomi temple style”, “Mauri massage”, “Hawaiian Healing”, ) e com vários abordagems “terapêuticas”.

Lomi-lomi dinâmica do Christian Herold

Estilo Lomi-lomi do Christian Herold oferece a possibilidade de harmonizar os movimentos e trazer as pessoas de volta ao seu eu interior. A vida é feita de movimento de impulsos, na dança, na maré, como no fluir e na pulsação, na distância e na proximidade entre as pessoas.

O estilo Lomi-lomi é então influenciada por “Romi Kapa Rere”, mas segue sua própria linha ética e terapêutica profissional.

Texto retirado do site Lomi Lomi Brasil, esta um pouco desatualizado mas vale a visita.

Veja alguns videos do Lomi Lomi