Ventosaterapia
Ventosaterapia em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Ventosaterapia é uma técnica muito especial, que eu ensinei a minha filha de apenas 10 anos de idade para que ela possa aplicar em mim nos finais de semana. Relaxo, durmo e me sinto revigorado.
Curso: Ventosaterapia Oriental – Satory Terapias – Goiânia/ GO – (JAN/ 2014).
Sobre a Ventosaterapia
Esta técnica ganhou ainda mais notoriedade após as olimpíadas do RJ 2016, onde o campeão de natação Michael Phelps apareceu em uma das provas com as marcas deixadas pelas ventosas. Seus efeitos relaxantes e desintoxicantes promovem resultados rápidos nas dores musculares ou incômodos nas juntas. Além de ser utilizada para outras finalidades inclusive em tratamentos estéticos.
A aplicação da ventosa pode ser feita também com fins unicamente de relaxamento. Diferente da técnica terapêutica que visa a desintoxicação, para relaxar utiliza-se óleo e um vácuo leve nas ventosas, que podem ser movimentas nas costas por exemplo, causando um relaxamento extremamente prazeroso e profundo.
Ventosa é indicada para:
- Desintoxicação do organismo;
- Dores na lombar da coluna (lombalgias);
- Dores musculares;
- Dores abdominais;
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Problemas digestivos;
- Hipertensão arterial;
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Celulite;
- Relaxar o corpo e a mente.
Origem da Ventosaterapia
É utilizada a milhares de anos na medicina chinesa tradicional, porem há relatos históricos do seu uso terapêutico em civilizações antigas como; Egípcia, Grega, Africana e comunidades indígenas americanas. O grande diferencial da ventosaterapia chinesa em relação a outras culturas é a sua associação teórica a técnicas como a acupuntura, ou seja, a aplicação com objetivos terapêuticos em pontos ou áreas especificas.
Como funciona a ventosa?
Segundo a medicina tradicional chinesa um dos fatores responsáveis pelas doenças é o acumulo de sangue estagnado em determinadas áreas do corpo, principalmente nos músculos. A ventosa é colocada sobre a pele e cria-se um vácuo (através de sucção), dessa forma a área onde a ventosa é colocada sofre a dilatação dos vasos sanguíneos e consequente aumento da circulação, oxigenando os tecidos e liberando toxinas do sangue e dos músculos. Essa nutrição dos músculos proporciona alivio de tensões e dores. O uso terapêutico geralmente é associado a outras técnicas complementares.
As marcas da ventosa
Esse é um tratamento que deixa marcas roxas ou vermelhas na pele devido ao vácuo aplicado nas ventosas. Essas marcas levam geralmente sete dias para desaparecer, podendo ficar por até dez dias. A área da aplicação fica mais sensível, porem não há com o que se preocupar é uma sensibilidade normal.
Para acelerar o desaparecimento das marcas pode-se utilizar Óleo de Rosa Mosqueta, encontrado em farmácias ou lojas de produtos estéticos.
Contraindicações
- Trombose;
- Tromboflebite;
- Distúrbios hemorrágicos;
- Hemofilia;
- Varizes;
- Febre;
- Fratura no local a ser tratado;
- Gravidez;
- Convulsões;
- Locais que apresentam feridas ou sinais de infecções;
- Durante o tratamento contra o câncer