Shiatsu Namikoshi
Shiatsu em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Sou especializado em Shiatsu há mais de 19 anos. Minha formação nesta técnica foi em escola tradicional japonesa na cidade Osaka/ Japão.
Formação: Shiatsu Namikoshi – Escola Toyo Seitai Jissen Gakuin / Osaka – Japão – (1999).
- Curso: Iniciante Shiatsu Emocional – Humaitá/ RJ – (Ago./ 2014).
- Curso: Intermediário de Shiatsu Emocional – Teresópolis/ RJ – (Dez/2014).
- Curso: Shiatsu Express – Niterói/ RJ – (Fev./ 2015).
Sobre o Shiatsu
Promove no paciente elevados níveis de energia corporal, regulando e fortalecendo o funcionamento dos órgão, estimulando assim a resistência natural do organismo contra problemas de saúde físicos, emocionais ou psicológicos.
Essa técnica é especialmente poderosa quando utilizada em conjunto com outras terapias sejam orientais ou mesmo convencionais.
Shiatsu é indicado para tratar:
- Dores de cabeça/enxaquecas
- Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
- Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
- Stress/Tensão/Ansiedade
- Cansaço/Fraqueza
- Insônias
- Distúrbios intestinais
- Perturbações menstruais
- Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
- Problemas reprodutivos
- Sinusite
- Constipações e tosse
- Tensão muscular
- Artrite
- Lesões desportivas
Origem do Shiatsu
Técnica terapêutica criada no Japão no final do século XIX. Em meados do século XX foi reconhecido oficialmente pelo governo japonês. Atualmente Tokujiro Namikoshi é considerado o pai do Shiatsu moderno, método Namikoshi.
O Shiatsu chega ao Brasil junto com a imigração japonesa causada pela segunda guerra mundial. Nesse período a técnica já era extremamente difundida e aplicada profissionalmente e dentro das famílias pois, as pessoas tinham esse conhecimento como uma importante forma de tratamento terapêutico próprio.
Como funciona o Shiatsu?
Em japonês “Shi = Dedo” e “Atsu = Pressão”, pressão com os dedos é a tradução da palavra Shiatsu. Essa técnica utiliza os dedos como principal ferramenta de aplicação, seu conceito é baseado no estimulo dos 12 meridianos do corpo (canais de energia vital “Ki”). São mais de 365 pontos de pressão denominados “tsubos”. Os estímulos aplicados nos tsubos são capazes de equilibrar a energia vital do corpo e ajustar a estrutura física.
Os 12 meridianos do Shiatsu
Os meridianos são áreas do nosso corpo que recebem denominação orgânica mas estão ligados a funções psicológicas e emocionais.
Segundo a medicina oriental a energia “Ki” percorre o nosso corpo para prover o equilíbrio físico e mental. Quando essa energia vital está fluindo de forma adequada pelos 12 meridianos não temos problemas de saúde, mas se houver algum disfunção a mesma pode ser tratada com a revitalização do fluxo adequado de energia vital, que potencializa o sistema imunológico auxiliando no processo de cura.
Contraindicações
- Mulheres até o 3º mês de gestação
- Casos de osteoporose
- Casos de câncer
- Em cima de fraturas
- Em cima de edemas
- Em cima varizes
- Pessoas com processos inflamatórios agudos internos e externos