Kinesio Taping ajuda na recuperação muscular e devolve qualidade de vida ao paciente
Melhorar a qualidade de vida do paciente também quer dizer encontrar formas de minimizar ou, até mesmo, tirar qualquer tipo de dor e desconforto que o impeça de levar uma vida normal. E é por este motivo que vivo buscando novas técnicas, pois assim posso mesclar as ferramentas terapêuticas que mais se adequam a cada paciente.
A mais recente é a Kinesio Taping, desenvolvida no Japão na década de 70, que por meio fitas de bandagens elásticas colocadas sobre a pele promovem estímulos sensoriais e mecânicos duradores e constantes, com objetivo de dar suporte e estabilização muscular seja na prevenção ou reabilitação do paciente.
A técnica é indicada para diminuir a sensação de desconforto e dor em determinadas regiões do corpo, auxiliar e dar suporte durante a contração muscular, diminuir a congestão do fluxo linfático, ajudar nas correções dos desvios articulares e aumentar a propriocepção, que nada mais é do que a percepção do próprio corpo.
A Kinesio Taping pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outras técnicas terapêuticas como a Acupuntura, Massoterapia Clínica, Quiropraxia e Fisioterapia, pois ela é capaz de promover a recuperação muscular pelo movimento e drenagem linfática local que diminui o edema. O mais importante é que a técnica devolve a função da área lesionada permitindo que o paciente volte a sua rotina diária.