Reflexologia Podal
Reflexologia Podal em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Minha formação em Reflexologia Podal foi feita em paralelo com a formação de Shiatsu Namikoshi na escola tradicional japonesa na cidade de Osaka/ Japão.
Formação: Reflexologia – Escola Toyo Seitai Jissen Gakuin / Osaka – Japão -(1999).
Reflexologia Podal
A Reflexologia Podal é uma das vertentes da Reflexologia que pode ser aplicada em outras partes do corpo além dos pés. Mas os pés favorecem a técnica pelo número de terminações nervosas que possui. É uma técnica muito especial, com efeitos de relaxamento profundo e alta capacidade de tratamento de doenças psicossomáticas e distúrbios psicológicos.
Os pés são os pilares do nosso corpo, nos sustentam e utilizamos eles grande parte do tempo. Nada se compara uma boa massagem nos pés, com fins terapêuticos ou simplesmente para relaxar, ao final de um longo dia de trabalho.
A Reflexologia Podal é Indicada para tratar:
- Doenças Psicossomáticas.
- Dores.
- Doenças Inflamatórias.
- Disfunções ginecológicas e urogenitais.
- Doenças Gastrointestinais.
Origem da Reflexologia Podal
A precursora da Reflexologia é a Zonoterapia criada no início do século XX pelo Dr. William H. Fitzgerald. Inicialmente Fitzgerald percebeu que atando firmemente a seção medial dos dedos com elástico e pressionando as pontas com grampos de metal gerava um efeito anestésico na área da face.
Com a ajuda do Sr. Shelby Riley que colaborou com os estudos dos trajetos zonais, foi elaborado o mapa com as zonas horizontais que cortam as superfícies dos pés e das mãos descobrindo assim que, a pressão em áreas especificas, sobretudo dos pés era capaz de aumentar o suprimento de sangue, estimular nervos, desintoxicar e reduzir dores.
Mas foi no início dos anos 1930 que Eunice D. Ingham, fisioterapeuta que trabalhou com o Dr. Riley, aprofundou seus estudos nas áreas zonais aplicando em seus pacientes a teoria dos reflexos dos pés. Após centenas de atendimento foi capaz de afirmar que “os reflexos nos pés são a imagem especular fiel dos órgãos, funções e estruturas do corpo humano”. Em 1974, com 85 anos de idade, Eunice morreu deixando então o legado do conhecimento da técnica que hoje conhecemos como Reflexologia Podal.
Como funciona?
A existência das áreas/pontos reflexos é como uma conexão externa do corpo com o seu interior, uma mapa do nosso organismo impresso nos pés. A pressão que aplicamos nos pontos reflexos tem a capacidade de estimular terminações nervosas, tal estimulo é capaz de exercer reação dos tecidos e a indução a mudanças fisiológicas. Isso ocorre pois nosso corpo pode ser considerado uma máquina eletroquímica, isso significa que assim como o cérebro controla todo nosso organismo, por meio dos impulsos eletroquímicos, o estimulo dos pontos reflexos causa um efeito muito próximo a esse que o cérebro usa para manter nosso corpo funcionando. Através da Reflexologia Podal induzimos o corpo a aceitar os estímulos dos pontos reflexos como atividades/ sinais complementares para reações fisiológicas em pontos específicos do organismo conforme o objetivo da técnica aplicada para cada finalidade.
Além da interação nervosa a desobstrução nas linhas da energia corporal são outro efeito que a Reflexologia é capaz de causar. O acumulo de cristais ácidos, substancias residuais ou até mesmo depósitos de cálcio que se formam nos terminais nervosos causam dores e afetam os órgãos de forma negativa.
Evidências Clínicas
Pesquisas clínicas a respeito da Reflexologia Podal e seus benefícios estão sendo feitas no mundo inteiro, o cruzamento dos resultados e relatos de profissionais da área criam uma perspectiva bastante positiva quanto a sua eficácia/ benefícios.
Um exemplo bastante amplo das evidencias clínicas da Reflexologia Podal está nos estudos realizados com pacientes com Câncer. Essa é uma das patologias mais agressivas em termos de tratamento e claro de condição clínica. Há relatos médicos, inclusive aqui no Brasil, da eficácia da técnica aplicada com o objetivo de reduzir as dores corporais e a náusea, geralmente causada pelo
tratamento quimioterápico. O principal benefício, comprovado através de um estudo realizado com pacientes na fase paliativa e publicado no livro (H. Hodgson, “ Does reflexology impact on câncer patients’ quality of life?”, Nursing Standart 2000, 14: pp.33- 38), concluiu que todos os participantes deste estudo notaram melhora na qualidade de vida através da redução de sintomas ou ausência dos mesmos em alguns casos. Tal melhora da qualidade de vida foi relatada de forma positiva em algumas condições como; apetite, respiração, mobilidade, humor, sono e aparência física.
Benefícios
Um dos principais benefícios da Reflexologia Podal é a sua capacidade de desintoxicar o corpo, restaurando o equilíbrio dos sistemas orgânicos e colaborando diretamente com o sistema imunológico. Ou seja, sua aplicação nos primeiros sintomas de qualquer patologia é capaz de evitar quadros agudos reduzindo os sintomas e complementando, em casos específicos, tratamentos medicamentosos ou de fisioterapia.
• Redução do estresse
• Diminui a ansiedade
• Redução da tensão
• Redução do medo
• Redução da insônia
• Ativa a circulação sanguínea e energética
• Influencia nas funções linfáticas fundamentais
• Regulação do sistema digestivo
• Melhora o metabolismo
• Eliminação de toxinas
• Efeitos analgésicos e preventivos
Contraindicações
- Pessoas que apresentem machucados nos pés.
- Gestantes.
- Pessoas que fazem uso do marcapasso.
- Pessoas em processos de alergia na pele ou dermatite.
- Pessoas que apresentam varizes expostas, trombose ou fraturas.