Quiropraxia
Quiropraxia em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Diferente da minha formação em Seitai (técnica japonesa), a Quiropraxia agregou muito conhecimento profissional no campo dos diagnósticos.
Formação:
Terapia Manual (Quiropraxia) – Associação Brasileira de Mioterapia, Campinas – São Paulo/ SP – (Jan/ 2014).
Quiropraxia – Inaesp – Profª Carmem de Freitas – Blumenau/SC – (Out/ 2018).
O que é Quiropraxia?
É uma técnica manual da medicina alternativa para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema neuro-músculo-esquelético. Utilizada geralmente para tratar problemas na coluna através de ajustes nas articulações com enfase nas subluxações.
Quiropraxia é indicada para tratar:
- Dores no ciático.
- Dores na pelve.
- Dores no pescoço.
- Dores nos ombros.
- Dores nas costas.
- Dores no braço.
- Dores no quadril.
- Dores de cabeça e enxaqueca
Origem da Quiropraxia
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro – mãos e Praxis – praticar “praticar com as mãos”.
A origem da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer que em 1897 inaugurou a primeira escola de quiropraxia na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos EUA. Derivada de diversas técnicas manuais tem sua base principal na manipulação médica “bonesetting” e osteopatia.
No Brasil em 1992 foi criada a ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia. Atualmente são mais de 300 profissionais associados e duas faculdades com cursos reconhecidos pelo MEC – Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo) e a Universidade Feevale (Novo Hamburgo).
Como funciona a Quiropraxia?
Para a Quiropraxia a relação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético são muito estreitas e responsáveis por quadros patológicos quando não há harmonia no funcionamento dos mesmos. A técnica utiliza apenas as mãos e é realizada através de movimentos orientados, manipulação de articulações e correções posturais.
Cuidado redobrado
Por tratar de uma técnica que realiza intervenções em áreas muito sensíveis do nosso corpo como coluna, pescoço, costas e articulações é muito importante certificar-se que o tratamento será realizado por profissional capacitado. Movimentos e manipulação dessas áreas sem o devido conhecimento machucam o paciente e podem provocar lesões graves.
Contraindicações
- Pessoas com osteoporose.
- Artéria calcificada.
- Câncer.
- Pessoas submetidas a cirurgias.