Mioterapia
Mioterapia em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Os estudos aprofundados dos Pontos Gatilho proporcionou uma eficacia ainda maior no tratamento de dores musculares realizados na minha clínica. Considero essa uma técnica muito importante na formação de qualquer profissional de massoterapia
Formação: Mioterapia – Associação Brasileira de Mioterapia – (Ago/ 2013).
Pontos Gatilho
Metade da população adulta tem dores causadas pelos Pontos Gatilho. A Mioterapia é uma técnica manual para reduzir a tensão muscular com foco nos Pontos Gatilho (Trigger Points) e Pontos Sensíveis (Tender Points). Auxilia ainda na correção da postura, proporciona conforto corporal e redução do stress.
Mioterapia é indicada para tratar:
- Dores localizadas ou generalizadas;
- Dores de cabeça.
- Dores no pescoço.
- Dores nos ombros.
- Dores nas costas.
- Dores no braço.
- Dores no quadril.
Origem
A americana Dra. Janet Graeme Travell foi pioneira no tratamento da síndrome de dor miofacial com abordagem direcionada aos Pontos Gatilho. Suas pesquisas renderam mais de 100 artigos publicados sobre o tema, sendo ainda co-autora do aclamado livro de David G. Simons: Myofascial Pain and Dyfunction – O manual do ponto de disparo.
Como funciona?
A causa de muitas dores musculares são os Ponto Gatilho (Trigger Points) e Pontos Sensíveis (Tender Points) também denominados “nós ou nódulos”. São pontos de contração localizados no tecido muscular (ou camadas) que causam dores, tensão muscular constante e limitação dos movimentos em alguns casos.
- Ponto Gatilho (Trigger Points): são caracterizados pela amplitude dos efeitos que causa no músculo, efeitos capazes de irradiar a dor para outras regiões do corpo.
- Pontos Sensíveis (Tender Points): são caracterizados pela dor local, apenas nas fáscias (tecido que envolve o músculo).
O tratamento através da Mioterapia tem por finalidade a liberação dos Pontos Gatilho e Pontos Sensíveis através de técnica de manipulação manual destes pontos.
Causas
Muitas condições/ situações são responsáveis diretas pelo surgimento dos Pontos Gatilho;
- Trauma direto.
- Estresse.
- Esforço repetitivo.
- Excesso de movimento.
- Falta de movimento.
Contraindicações
Não há contraindicações especificas. É importante que ao iniciar o tratamento o paciente procure ter cautela com os movimentos do músculo afetado. Preservar a área tem relação direta com o tratamento, ou seja, evitar esforços ou situações de causa é fundamental. A liberação dos pontos não pode ser persistente e constante, após cada intervenção é indicado que o tratamento seja retomado após pelo menos dois dias.