Massagem Terapêutica – Neurocirculatória
Neurocirculatória em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Técnica que utilizo com muita frequência, principalmente associada ao Shiatsu.
Curso: Massagem Neurocirculatória – Escola de Massagem Estética e Terapêutica, SOS Corpo – (Jan/ 2012).
Neurocirculatória
Técnica manual que atua principalmente no sistema nervoso e circulatório. Com movimentos alternados, lentos ou rápidos, superficiais ou profundos, é capaz de proporcionar relaxamento e muitos benefícios para a saúde.
Indicada para:
- Relaxamento (massagem relaxante, anti-stresse);
- Analgesia (massagem terapêutica);
- Nutrição muscular (massagem desportiva);
- Desintoxicação (massagem terapêutica);
- Tonificação (massagem estética – noções).
Origem
A Massagem Neurocirculatória deriva do estilo Sueco de massagem que foi desenvolvido no século XIX, na Suécia por PER HENRIK LING
(15/11/1776 – 03/05/1839) um médico sueco, considerado pai da Educação Física Moderna e o pai da influência médica nas atividades físicas. A Massagem Sueca consiste basicamente em 5 movimentos (longos, circulares, transversais, arados e fricções) além de alongamentos e manipulações no sentido do fluxo sanguíneo, para melhorar a circulação.
A massagem Neurocirculatória assim se denomina, não por se utilizar de manobras diferentes das da Massagem Sueca (muitas o são), mas especialmente por que estes movimentos atuam em primeiro plano, sobre dois sistemas do corpo, o Sistema Nervoso e o Sistema Circulatório. Os efeitos produzidos nestes sistemas acabavam provocando reações em outros sistemas como; Sistema Urinário, Respiratório, Digestório, Glandular Endócrino e em tecidos como no Tegumentar, Adiposo, Muscular e Ósseo. Este conhecimento permitiu melhor direcionar as manobras para se obter o efeito desejado.
Como funciona?
No nosso organismo qualquer estímulo desenvolve um reflexo motor ou visceral: o reflexo motor se traduz por um movimento ou deslocamento do corpo ou parte do mesmo, enquanto que o visceral se evidencia por uma modificação funcional. As excitações cutâneas, provocadas pelas manobras da Neurocirculatória, têm a propriedade de desencadear alterações sobre os músculos esqueléticos e lisos, sobre vasos sanguíneos superficiais e profundos, atingindo também órgãos, glândulas, e Sistema Nervoso.
Efeitos no Organismo
Sistema Nervos: A Massagem Neurocirculatória atua sobre o Sistema Nervoso (SN) por sensibilizar osfolículos sensores encontrados na pele (Tato, Calor, Frio e Pressão) Quando esses “sensores” sãosensibilizados podemos produzir 3 efeitos: Efeitos calmantes do SNC por indução ao Parassimpático(movimentos lentos e superficiais), excitantes do SNC (movimentos rápidos e superficiais) eanalgesia. Isto, geralmente, é o que basta para se conseguir “quebrar” o ciclo de DOR / TENSÃO/ CONTRAÇÃO / DOR.
Tecido Tegumentar: Mediante a troca de líquidos (arterial/ intersticial/ linfático ou venoso) temos a revitalização dos tecidos por desintoxicação e nutrição dos mesmos.
Efeito no Tecido Adiposo: O favorecimento da troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dá condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de “manterem” sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.
Efeito no Tecido Muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificá-la.
Efeito no Tecido Ósseo: Está provado, mediante trabalhos científicos, que a pressão do músculo no osso (fáscia no periósteo) previne e combate a Osteoporose.
Efeito no Sistema Digestório: Quando feita sobre o “quadrado intestinal” previne e combate a constipação intestinal.
Feito no Sistema Glandular Endócrino: Através da troca de líquidos recupera hormônios “perdidos” possibilitando que encontrem seus “alvos”. Sobre o Sistema Linfático – Imunológico: Colabora com o retorno linfático formando “nova linfa” através da pressão nos tecidos. Melhora as defesas por ativar a circulação dos linfócitos e direcionar mais “liquido” para os Linfonodos.
Efeito no Sistema Respiratório: Com manobras adequadas (percussão / tapotamento) obtêm-se melhoras nos brônquios e bronquíolos.
Efeito no Sistema Urinário: A troca de líquidos nos tecidos obriga o sistema urinário a depurar o sangue fazendo urina. Isto colabora com a “limpeza” do próprio sistema.
Efeito no Sistema Circulatório: Por sua ação mecânica, a massagem Neurocirculatória facilita o
retorno venoso e linfático. O trabalho do terapeuta pode fazer com que tecidos com pouca circulação sejam alcançados Com este incremento circulatório todos os órgãos melhoram.
Contraindicações
A massagem Neurocirculatória PROFUNDA é contraindicada em algumas situações, tais como:
- Doenças de pele (infectocontagiosa).
- Insuficiência renal crônica.
- Flebite.
- Trombose.
- Fraturas recentes.
- Varizes estabelecidas.
- Sobre tumores malignos ou benignos.
- Local com edema.
- Hiperestesia da pele.
- Gravidez de risco (sangramento).
- Osteoporose severa.