Moxa / Moxabustão
Moxaterapia em Campo Grande – MS
Formação Profissional
Como minha origem é de descendência japonesa essa é uma das técnicas que meus avós trouxeram do Japão durante a imigração causada pelo pós guerra. Sem fundamentos teóricos aprofundados minha avó tinha o conhecimento tácito da aplicação do moxa e o realizava nos filhos, já que as condições de vida daquela época não proporcionavam acesso a hospitais. Hoje sinto uma ligação estreita com essa técnica e tenho orgulho de poder aplicá-la de forma profissional.
Curso: Treinamento de Moxabustão e Diagnóstico Tátil estilo Japonês (Módulo I e II) – Prof. Toshihiro Odo – Porto Alegre/ RS – (Jul./ 2015)
Moxa
É uma técnica não invasiva da medicina tradicional chinesa que segue os princípios da Acupuntura porem no lugar de agulhas a aplicação é feita com estímulos térmicos. Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesta técnica para criar o estimulo térmico quente, porem o bastão de mocha é mais comumente utilizado.
Moxa é indicado para tratar:
- Doenças crônicas de pele.
- Enxaqueca.
- Paralisia facial.
- Dores musculares e crônicas.
- Relaxamento físico e mental.
- Estresse/ ansiedade.
- Depressão.
- Compulsão alimentar.
- Insônia.
- Asma/bronquite.
- Problemas digestivos.
- Dores nas costas e joelhos.
- Resfriado e sinusite.
- Cólicas menstruais.
Origem
Originaria do norte da China – Jiú (pinyin) significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”. Estima-se que a sua origem, com mais de três mil e quinhentos anos, seja baseada na cauterização documentada em livros e que era utilizada pelos povos antigos para o tratamento de certas doenças.
Há relatos que as famílias reais orientais utilizavam a moxabustão como uma aplicação mais profunda da Acupuntura.
Como funciona?
Para a aplicação térmica com Moxabustão é utilizada uma erva especifica; Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris, conhecida desde a idade média nativa da Europa, Ásia e norte da Africa. O uso dessa erva se dá pelo fato da sua capacidade exclusiva de proporcionar alta temperatura (adequada para a técnica), com aroma agradável e sem soltar cinzas durante a sua combustão.
Seguindo os mesmo princípios da Acupuntura o bastão de moxa aceso é posicionado no ponto de aplicação. O calor direcionado tem efeito penetrante, sem queimar, pois o terapeuta controla o tempo de aplicação conforme a sensibilidade de cada paciente.
A Moxabustão é aplicada de forma direta ou indireta;
- Direta – o bastão é aceso e colocado a cerca de 1 cm da pele.
- Indireta – o terapeuta aplica o moxa por cima de uma fatia de gengibre posicionada no ponto especifico do tratamento.
- Pode ser ainda associada a agulha da acupuntura, colocando um pequeno pedaço de moxa na agulha.
Os estímulos térmicos nos mesmos pontos da Acupuntura tem efeito terapêutico liberando a produção de neurotransmissores e regulando a energia vital do corpo.
Benefícios avaliados
Antônio Augusto Cunha, acupunturista especialista em técnicas japonesas relatou benefícios profundos da aplicação direta da moxabustão:
- Eleva a produção de leucócitos
- Eleva a produção de hemácias
- Estimula a circulação sanguínea e linfática
Contraindicações
- Pessoas com febre.
- Pessoas alcoolizadas.
- Pessoas com queimaduras.
- Pessoas com feridas abertas ou traumas recentes.
- Mulheres grávidas (em alguns casos).
- Pessoas extremamente alérgicas a odores fortes.