→ Técnicas

As técnicas aqui apresentadas fazem parte de minha formação. Mais detalhes estão no meu Curriculum Vitae.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Chinesa, que utiliza pontos de acupuntura ou melhor dizendo, Acupontos que se encontram na pele, esses são picados por agulhas especialmente produzidas para uso nessa técnica. Os Acupontos se encontram em várias partes do corpo e são numerados por trajetos no corpo chamados Meridianos (canais de energia). Em uma sessão, o Acupunturista Tradicional faz a leitura da Pulsologia Chinesa no paciente, para que possa fazer uma leitura de sua condição energética, mais a interpretação de vários sinais específicos no corpo do paciente ( Tipo de Pele, olhos na Iridologia, Língua, cabelo, unhas, o jeito que o paciente se movimenta, a fala e a condição emocional) , é verificado também a hora do atendimento e a estação do ano entre outros detalhes, só então é possível através de cálculos, determinar qual o Acuponto que podemos estimular com as agulhas.

Biótipos Corporais

É um programa de emagrecimento que visa através do estudo do formato do corpo por meio de um questionário, reconhecer qual tipo de alimento que faz engordar ou emagrecer.

relaciona três coisas: alimentação, distribuição de gordura pelo corpo (armazenamento) e personalidade.

Cada Biótipo apresenta uma predominância alimentar
A – Carne vermelha (álcool).
G – Carne vermelha, molhos e condimentos.
P – Produtos lácteos, estimulantes e carboidratos refinados.
T – Estimulantes, frutas e carboidratos refinados.

Estas predominâncias alimentares relacionam-se com a distribuição (armazenamento) da adiposidade pelo corpo e influenciam comportamentos e maneiras de pensar. Assim como encontramos quatro predominâncias alimentares igualmente encontramos quatro tendências de comportamento:
A – Pessoa amigável, astuta e prática no uso do dinheiro.
G – Mulheres sensuais, sensíveis, carinhosas, que vivem para os seus.
P – Pessoas intelectuais, analíticas, procuradas para dar conselhos.
T – Pessoas artísticas, companheiras, intuitivas e imediatistas.

Através dos Biótipo Corporais pode-se:
– Emagrecer localizadamente sem passar fome.
– Entender o comportamento das pessoas, dos povos.
– Procurar um equilíbrio de comportamento através da alimentação.

Juntamente com o Biótipo Corporal é aplicado técnicas de Auriculoterapia para aumentar a eficiência do tratamento.

Espondiloterapia

Este “protocolo” tornou-se um verdadeiro “gerenciador” para a Avaliação, Interpretação e Tratamentos dos muitos problemas da Coluna Vertebral e, ou, seus comprometimentos buscando, nos sintomas neurocirculatórios uma relação com as alterações, para mais ou menos, nos desvios de eixo da coluna (ADEC) e, só então, aplicar o tratamento que, invariavelmente, inicia por uma orientação que, além dos esclarecimentos necessários, passa por uma reeducação postural objetivando restabelecer as curvaturas naturais da coluna do paciente (lordose lombar, cifose torácica, lordose cervical e escoliose). Após estas etapas (avaliação, interpretação e orientação) inicia-se, o que chamamos, ” apressar a cura” onde técnicas de tratametnos massoterápicos (Massagem Neurocirculatória / Drenagem Linfática Propeli), técnicas de Tração, Descompressão Vertebral e outras, que se fizerem necessárias, serão aplicadas, inclusive REPOUSO em posições especiais”. Desenvolvido e registrado pelo Mestre Rubens Balestro (INPI N°823246850)

Shiatsu  –   Estilo Namikoshi

Definida como uma massagem oriental, o SHIATSU trabalha atravês da pressão com os dedos os canais meridianos do corpo (como na acupuntura) tendo sua ampla aplicabilidade na manutenção da saúde corporal e mental.
A shiatsuterapia age sobre todo o metabolismo,  e é indicada no tratamento de dores causadas pela tensão e má postura como dores musculares, dor de cabeça, coluna, pernas e braços. Além de regularizar disfunções internas do organismo aumentando a imunidade e a circulação sanguínea.
Seus efeitos são profundos e duradouros deixando-o relaxado ao mesmo tempo cheio de vigor e energia.

Existem vários estilos de Shiatsu, entre os mais famosos estão:

Zen Shiatsu

Ohashiatsu

Tao Shiatsu

Shiatsu Emocional  – Não tem vídeo

Massagem Relaxante Terapêutica

Indicada como parte de um plano de tratamento terapêutico preventivo, é considerada um excelente recurso de revitalização energética. Além de prevenir o stress, esse tipo de massagem combate sintomas como: falta de concentração, medo, ansiedade, tensões musculares, entre outros.

Quick Massagem Profissional

Nosso Quick Massagem denominado de Quick Massagem (Método Hishinuma), segue a linha do Tao Te Ching “O livro das mutações”, em que tudo é transitório, nada é permanente, devemos conduzir e permitir ser conduzido, respeitar a natural comunicação do toque, o conceito Yin/Yang em cada movimento. Respeitar a individualidade do toque terapêutica em cada um, permite que se fale a línguagem mais básica de todas, a do toque na pele, produzindo um efeito terapêutico poderosíssimo.

Utiliza uma cadeira desenvolvida especialmente para essa terapia. Tem um tempo de duração médio de 15 minutos por sessão.

Desenvolvido especialmente por nós para ser:

-Bonito-

Os movimentos são harmonicos e suaves, dando a quem assiste uma irresistível vontade de experimentar.

-Funcional-

Produz um profundo estado de relaxamento. Atinge todos os pontos principais de quem trabalha muito tempo sentado.

-Que agrade a todos-

Segundo a técnica desenvolvida por nós especialmente para o Quick Massagem, denominado “Perfil Tátil”, conseguimos o impossível – Agradar a GREGOS E TROIANOS.

Todas estas técnicas são alternativas para a melhoria de sua qualidade de vida, não devendo substituir o tratamento médico.

Aurículoterapia – Acupuntura Auricular

A Auriculoterapia é nos dias atuais, uma das técnicas mais populares, isso não somente na China e no Oriente, mas também em todo Ocidente. O método ganhou mais distaque pelos seus resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, o que agrada os pacientes.
A importância para o fortalecimento de Auriculoterapia, foi dado pelo professor Nogier da França, que dedicou muitos anos de sua vida ao estudo do método, publicando livros e artigos. O nome mais recente que merece destaque dentro da Auriculoterapia é a professora Huang Li Chun, pela sua experiência acumulada em investigações ininterrupta em busca de resultados nessa área.
A Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, usando do reflexo que a auricula exerce sobre o sistema nervoso central.
O uso desta técnica como objetivo terapêutico vem desde a antiguidade, no Orinte e na Europa Antiga. Existem relatos de que as mulheres do antigo Egito usavam pontos auriculares como forma de anticoncepcionais, isto no século 2500 a.C. Outros relatos, como os escritor por Hipócrates, e traduzidos em 1851 por Litfreé, dizem que as incisões efetuadas no pavilhão auricular do homem produziam ejaculação escassa, inativa e infecunda. Ainda, escreveu que existia uma região do dorso da orelha, que ao ser picada curava a impotência masculina.
O mesmo Hipócrates ao escrever o “O Livro das Epidemias”, indicava a punção com estiletes nos vasos auriculares para o tratamento de processos inflamatórios.
A principal obra da acupuntura, o livro “Hung Ti Nei Ching”, escrito há mais de 5000 anos, traz relatos de que o pavilhão auricular é um órgão isolado que mantém relações com os demais órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.

Sokutei    –    Reflexologia Podal

O Sokutei (Reflexologia Podal Chinesa) consiste no estudo dos efeitos reflexos no organismo humano segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Ela considera que certas regiões do corpo denominadas de plexos nervosos são interligadas a órgãos e também a outras partes do corpo. E quando estes plexos nervosos são estimulados podem restabelecer o bom funcionamento de sua área de interligação correspondente. Esta estimulação segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), pode ser feito com movimentos de sedação e tonificação ou mesmo com movimentos harmonizantes, aplicados pelas mãos do terapêuta. Na sessão, o sokutei trabalha não só os pés mas também acupontos em todo o tornozelo anterior e posterior indo até o joelho. Assim, podemos estimular pontos que tratam problemas de ordem musculo esquelético como a tendinite, cefaléia tencional e bruxismoou tambẽm organicos como TPM, Refluxo Gástrico, Borborigmo. A  médio e longo prazo como um tratamento coadjuvante juntamente com o psicólogo e psiquiátra, Depressão e ansiedade.

O Sokutei é uma técnica de Reflexologia Podal com base na filosofia Chinesa sendo bem diferente da Sensibilidade Podal

Abhyanga – Massagem Indiana

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo. Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como automassagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes. A ênfase está mais em nutrir a pele. O óleo ao penetrar a pele nutre os tecidos ( dhatus ) e as toxinas são liberadas. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na massagem ayuvédica é que suas propriedades curativas são absorvidas no sistema através da pele , em alguns minutos.

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas a nível celular. Experimentos científicos vêm provando que mais sangue circula nos tecidos durante e após fricção e massagem. Também ficou demonstrado que há um aumento de células vermelhas após a massagem. Da mesma forma, a circulação linfática também aumenta. Os resíduos e toxinas, tais como ácido lático nos músculos, são removidos, tornando-os relaxados.

Em Ayurveda a massagem é recomendada como prática diária. Assim como seguimos rotina de comer, dormir e se exercitar, deve-se receber massagempara ajudar a descarregar as toxinas do corpo.

Drenagem Linfática – Método Propeli

Uma das técnicas mais importantes e negligenciadas por muitos profissionais é a Drenagem Linfática Propeli. Relegada apenas ao mundo da estética, ela tem um importante papel no Sistema Imunitário do corpo. Devido a sua grande importância, é possível ser aplicado em todas as doenças crônicas e autoimunes. A Drenagem Linfática Propeli, imita perfeitamente o funcionamento natural do Sistema Linfático,  acelerando de forma natural seu funcionamento.

Seus benefícios são:

(1) No pré e pós-cirúrgico, diminuindo o edema local (inchaço)

(2) No combate ao reumatismo, celulite e efeitos da menopausa

(3) Osteoporose

(4) Estimula o Sistema Imunitário

(5) Favorece a regeneração dos tecidos

(6) Exerce efeito sobre o sistema nervoso de forma tranquilizante, relaxante e analgésica

Drenagem Sinovial

Técnica que tem por objetivo otimizar a troca do líquido Sinovial presente nas articulações. É utilizada no combate ao reumatismo.

DEFINIÇÃO:

Trata-se de um conjunto de manobras que tem por objetivo forçar a renovação do Líquido Sinovial sendo utilizada nos casos em que o sinal reumático das mãos (dificuldade para fechá-las ao acordar) está presente (ver protocolo para reumatismo).

LÍQUIDO SINOVIAL

 O líquido sinovial, encontrado nas cavidades articulares, é um fluído viscoso, filtrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido Hialurônico e pequena quantidade de proteínas, que se soma a esse ultrafiltrado. Como essa filtração plasmática não é seletiva, exceto no que diz respeito às proteínas de alto peso molecular, o líquido sinovial normal tem, essencialmente, a mesma composição bioquímica do plasma.

Massagem Neurocirculatória

A Massagem Neurocirculatória deriva do estilo Sueco de massagem que foi desenvolvido no século XIX, na Suécia por PER HENRIK LING (1776 a 1836) o qual, na verdade, combinava vários estilos já conhecidos de massagem como os praticados pelos egípcios, romanos e outros. Hoje, após análise dos movimentos sabe-se que a Massagem Neurocirculatória atua basicamente sobre dois sistemas do corpo, o Sistema Nervoso (Periférico – SNP, Central – SNC, Autônomo Parassimpático – SNAP, e o Sistema Circulatório (SC) de Retorno (Venoso e Linfático), ou seja: variando um dos componentes, pressão ou velocidade, conseguem-se cinco distintos efeitos. Se for feita de formaLenta e Superficial produzirá efeitos calmantes, relaxantes no SNC (indução ao Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático (SNAP)) e analgesia (ocorre que, por cm², temos 200 sensores para a dor, 25 para o tato, 12 para o calor, 2 para o frio e um número ignorado para pressão).

Liberação de pontos-gatilho

Pontos Gatilho são: “Ponto hiper-irritável palpável na musculatura esquelética associado a um nódulo palpável hipersensível em uma banda tensa. O ponto é doloroso na compressão e pode originar as características de dor referida, sensibilidade referida, disfunção motora e fenômenos autonômicos”.

Travell & Simons

A técnica de Liberação do Ponto Gatilho ( LPG), pode ser aplicada em pontos dolorosos específicos que são identificados através de uma cuidadosa anamnese. Sua manipulação é confortável na maioria das vezes. Sempre respeitamos a sensiblidades de cada indivíduo.

Mioterapia®

A Mioterapia promove a diminuição da tensão e dor muscular, auxiliando na correção da postura, conforto corporal, diminuição do estresse e na otimização da performance atlética. Sua aplicação é executada em macas, sempre de maneira confortável e relaxante, não havendo necessidade do cliente se despir. É recomendado o uso de roupas confortáveis.

Tem resultados diferenciados das técnicas similares, porque trata de maneira eficaz e duradoura os Pontos-Gatilho (Trigger Points), responsáveis pela chamada Síndrome da Dor Miofascial, muitas vezes confundida com a Síndrome da Fibromialgia, por possuírem alguns sinais e sintomas parecidos.

O que é Seitai.

Seitai é a arte de despertar a sensibilidade de uma pessoa e dirigi-la de tal forma que o próprio corpo se cure. A capacidade de sentir é o que desencadeia o processo homeostático que mantém o corpo nesse estado que nós chamamos “saúde”.

O organismo tem sutis instrumentos para detectar condições anormais, e conhece muitos recursos para restabelecer um equilíbrio saudável.

O que ocorre é que, algumas vezes, o fator causador acaba por sobrecarregarr a capacidade natural. Daí a necessidade da intervenção do praticante.

A técnica

Seitai utiliza técnicas muito específicas destinadas a mobilizar a vitalidade em um objetivo pessoal (melhorar a sua própria saúde), ou para despertar a sensibilidade de um indivíduo para as suas próprias necessidades.

Pode-se também ver Seitai como a arte de detecção e de liberação de bloqueios que amortizam ou insensibilizem as percepções do corpo. Os hábitos errados e outros fatores são muitas vezes fatores inconscientes no meio desta dormência da percepção.

Para agir sobre estes fatores, é necessário que a atenção seja dirigida para  encontrar o sentido da sua vitalidade e da sua própria autonomia – a busca do equilíbrio físico e mental.

A prática

As mãos do praticante devem ser capazes de “ler” o corpo da pessoa, localizar a fonte da desordem fisiológica e fazer o que for necessário para permitir que ele seja libertado.

Muitas vezes, se faz necessário “acordar” o corpo. Para isso, são utilizados todos os recursos (voz, intenção, mãos, braços …) do terapeuta. A profundidade e intensidade da aplicação, vai depender do tempo em que o desequilíbrio ficou “cristalizado” no corpo.

A postura do praticante

A atitude básica de um praticante Seitai (Seitai-shi ou Seitai shidosha) é o respeito a pessoa e aos seus princípios de vida – seja qual for a sua idade e estado físico aparente. 

Ser um praticante de Seitai, é estar aberto ao vasto conhecimento do corpo humano, bem como a experiência prática baseada na observação de processos que residem na doença e na cura.

Seitai é uma filosofia de cura, onde se pretende reforçar a saúde e a vitalidade das pessoas em busca de uma maior prosperidade.

Florais de Bach

   DRBACH  Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde. O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos. As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.

floral vidros

5 razões para tomar os florais

1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.).

2. Não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado.

3. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.

4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional.

5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.

Anúncios