Origem dos nódulos musculares

Origem dos nódulos musculares

Estilo de vida pouco ativo, fadiga constante, má qualidade de sono, diminuição da capacidade funcional, rigidez muscular excessiva, comportamento estressante, má postura e movimentos repetitivos podem incidir em nódulos ou ativá-los, se estiverem no estado latente. A contração muscular estática e prolongada pode gerar hipertonia crônica ou espasmo muscular.

Quando determinadas atividades profissionais ou esportistas solicitam excessivamente o sistema muscular e a pessoa apresenta queixas de dores difusas, é importante verificar a presença de nódulos ativos.

Músculos saudáveis não tem feixes rígidos e sua estrutura são livres de espasmos, rigidez e tensão; por isso não apresentam nódulos e dor quando palpados.

Os nódulos podem ser ativos ou latentes. São ativos nas áreas onde há queixas de dor e latentes quando presentes, mas sem queixa de dor. Ao serem tocados, os nódulos ativos podem mover-se ou recuar com uma contração súbita. Dependendo da tensão, os pontos latentes podem tornar-se ativos e, assim, dolorosos.

Os nódulos se manifestam em qualquer idade, ocorrendo mais em mulheres que em homens, e com maior frequência em pessoas de 30 a 50 anos.

Os nódulos e suas causas   Varias situações levam ao desenvolvimento de nódulos. Na região superior do trapézio (do ombro até mais ou menos o meio da coluna) é comum a presença de nódulos. Estes relacionam-se, em parte, a posição dos membros superiores elevados, como ao apoiar o telefone com o ombro e a cabeça, apoiar o cotovelo em mesas altas para ler ou escrever, e ao rotacionar a coluna cervical para digitar textos.Se o músculo levantador da escápula (localizado no ombro) apresentar nódulos, isso normalmente esta relacionado a posição da cabeça em travesseiros inadequados, ao atendimento de telefones em ma posição ou a posição inadequada frente ao computador.

Outros fatores também podem causar aparecimento ou agravamento de nódulos musculares. Por exemplo: ao sentar-se, adaptar as condições da cadeira a estatura do usuário. Experimente, também, colocar um objeto no solo para apoio dos pés; quando possível, fique descalço e coloque um rolo de macarrão ou bolinha de tenis ou silicone para massagear-se; quando em pé, apoiar os dois pés paralelamente no solo; dormir em decubito lateral (com as duas pernas em paralelo), e se preciso, colocar um travesseiro entre as pernas para o corpo não rotacionar a noite, abandonando a posição lateral; ao levantar-se passar para a posição de decubito lateral( ou seja, de lado) flexionar os joelhos e com as duas mãos  apoiados na cama, levantar o tronco ; sempre ficar de frente para um objeto no solo antes de apanha-lo.

Quando nao se faz alongamento, é possível manifestar-se encurtamento muscular e, subsequentemente, instalarem-se os nodulos.

Como desativar os nódulos

  Exercícios de alongamento com diversos tipos de massagem ( Tui-ná, Shiatsu, Mioterapia, Acupuntura, Seitai – Quiropraxia Japonesa  entre outras) são indicados para desativar nódulos, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular: reidratando, estimulam a produção de glicosaminoglicanas que beneficiam os músculos e diminuem seu estado semi-sólido quando tencionados, reduzem o tonus (endurecimento) muscular e rompem as adesões (nódulos) do sistema muscular.

Temas relacionados no site:

O que é Pontos-gatilho

Liberação de Pontos-gatilho

Por Toshiro Hishinuma

Conselho Nacional de Saúde – a pratica da ACUPUNTURA pode ser utilizada por todos.

O CNS – Conselho Nacional de Saúde, determina que a pratica da ACUPUNTURA pode ser utilizada por todos os profissionais da área da saúde.

CNS faz recomendação sobre exercício da Acupuntura
Publicado/Atualizado em 19/4/2012 16:41:43

Nesta semana, o Conselho Nacional de Saúde recomendou aos gestores e prestadores de serviços de saúde que observem o caráter multiprofissional em todos os níveis de assistência na implementação de políticas ou programas de saúde referentes às práticas integrativas e complementares, como a acupuntura. “Na prática, não apenas médicos podem exercer a acupuntura. A contratação de forma multiprofissional é preconizada pela Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde”, lembra o conselheiro nacional de saúde Wilen Heil e Silva, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Para zelar pelo direito do usuário da saúde de acesso aos serviços envolvendo práticas integrativas e complementares, o CNS também recomendou aos conselhos estaduais e municipais de saúde que tomem as providências cabíveis para fazer valer a politica nacional.

A utilização da acupuntura no Brasil, nos últimos 26 anos, enquanto recurso terapêutico, além de seguir a legislação sanitária, é regulamentada e fiscalizada pelos conselhos profissionais (autarquias federais). Esses conselhos reconhecem a prática e a respectiva especialização profissional, nas quais são estabelecidos, por meio de resoluções específicas, critérios para garantir à população um tratamento ético e responsável. Com isso, esta prática está respaldada com segurança e eficácia. Ao recomendar que essas informações sejam amplamente divulgadas, também com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais, o CNS pretende informar corretamente a população sobre o caráter multiprofissional da acupuntura e assim ampliar o acesso da população a esta prática.

Acesse aqui a legislação e as recomendações anteriores sobre as práticas integrativas

Decreto Presidencial n.o 5.753 de 12 de abril de 2006 que referenda a acupuntura como patrimonio cultural intangivel da humanidade pela UNESCO em 17 de outubro de 2003

Portaria MS nº 971 de 3 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de PráticasIntegrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde

Recomendação do CNS nº 027, de 15 de outubro de 2009

Recomendação do CNS n. o 010 de 11 de agosto de 2011

Recomendação do CNS n. o 012 de 11 de agosto de 2011

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNS

Segue link oficial: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2234&psecao=7

Aurículoterapia e TPM

Aurículoterapia e TPM

“Ah Meu Deus, quando essa tensão Pré-Menstrual vai acabar!!!”

Quem nunca pensou ou falou uma coisa dessas? Em média cerca de 16 milhões de mulheres sofrem da TPM no Brasil e as terapias orientais oferecem cada vez mais opções de tratamento sem efeitos colaterais. Irritabilidade, dores de cabeça, agressividade, depressão, choro fácil, tensão emocional, mudanças de humor sem motivo aparente, insônia, compulsão por doce, aumento de apetite, diminuição de libido, dores nas mamas, nas costas e dor ou inchaço nas pernas ou nos pés, acne, etc.

Com a Auriculoterapia que é a Acupuntura Auricular (na orelha), se consegue resultados surpreendentes e por vezes imediata.

Não existe uma receita de bolo. É feito uma cuidadosa anamnese (entrevista) para depois utilizarmos agulhas auriculoterápicas e sementes de couza que são presas na orelhas com fitas antialérgicas em pontos específicos que podem ser estimulados durante o período necessário. O tratamento pode ser feito usando apenas a Auriculoterapia, como pode ser em conjunto com a alopatia(Medicamentos) caso o paciente esteja fazendo algum tratamento com o seu médico.

Os resultados são singulares, variam de pessoa para pessoa pois cada um é um universo único a ser desvendado.

Por testemunhar o bem-estar e a felicidade dos meus pacientes, deixo aqui uma idéia para quem sofre com a TPM. Permita-se viver uma nova experiência.

 

 

Origem do Shiatsu

Origem do Shiatsu


Muito tem se falado a respeito do Shiatsu na tentativa de demonstrar sua origem e história, e em cima de todas as explicações existe muita propaganda e até desinformação mesmo. Às vezes dizem que o Shiatsu tem Cinco mil anos ou mais, outras vezes que tem sua origem no Japão e na China… Que eu saiba origem é uma só, China ou Japão?

Eu já ouvi bastante coisa a respeito e a hipótese mais aceitável pra mim é a seguinte. O Shiatsu na época não tinha nome nem estrutura definida como hoje. Era aplicado dentro da família e ensinado de pais para filhos. Os agricultores que plantavam arroz principalmente, o faziam curvados por muitas horas, sentiam muitas dores  nas costas e então em seus lares após um dia duro de trabalho, depois de entrar no Ofuro, recebiam Amma (Massagem em Japonês) dos familiares, geralmente os mais novos da casa. Como as dores eram intensas a massagem precisava ser forte e pontual que é a principal característica do Shiatsu.

 

Até que um dia, a mãe de um menino adoeceu e ele então começou a aplicar-lhe Amma principalmente nos pés, o menino (Tokujiro Namikoshi) curou a mãe que tinha Reumatismo Múltiplo.

Após anos de estudo de massagem Amma e massagem ocidental, em 1925 Tokujiro Inaugurou o Instituto de Terapia Shiatsu, em Hokkaido e em 1940 foi inaugurado o Instituto de Shiatsu do Japão. Em 1955, o Shiatsu foi legalmente aprovado como parte integrante da massagem Amma. Em 1957, o Instituto de Shiatsu do Japão, sob o novo nome de Escola de Shiatsu do Japão foi licenciada como primeira e única escola a administrar um curso especializado nesta área. Finalmente em 1964 o Shiatsu foi reconhecido como uma terapia independente.